Estância Paraizo é capa em site de Jancis Robinson

Uma Nova Perspectiva no Mundo do Vinho

A especialista em vinhos sul-americanos Amanda Barnes veio ao Brasil para uma expedição de vinhos que visitou sub-regiões do Rio Grande do Sul além da tradicional serra gaúcha. Durante a viagem de duas semanas pelo estado, Amanda percebeu uma maturidade e autoconfiança, uma “brasilidade” no enfoque vinícola.

Suas observações foram relatadas em um artigo especial publicado no Web Site da critica de vinhos inglesa Jancis Robinson.

A Estância Paraizo foi uma das paradas da especialista que conheceu o sistema de produção que integra a pecuária sustentável e a vitivinicultura. Projeto pioneiro e único na campanha gaúcha. 

 

Uma Jornada pelas Regiões Vinícolas

No inverno passado, Flavio Cavicchioni, proprietário de uma loja de vinhos em Gramado, convidou Amanda para uma road trip pelas regiões vinícolas do Rio Grande do Sul. A jornada de 3.694 km revelou a diversidade e o crescente investimento na viticultura em todo o estado.

Historicamente, a viticultura de uvas viníferas no Brasil esteve concentrada na Serra Gaúcha. A região enfrenta desafios climáticos, como a alta precipitação anual. Outras regiões vem ganhando espaço como Alto Uruguai, Porto Alegre, Vale Central, Missões e Serra do Sudeste.

Perspectivas de futuro

Com o interesse pelo vinho crescendo no Brasil, Amanda Barnes observa que a tão esperada revolução vinícola já está acontecendo. À medida que as regiões vinícolas diversificam e amadurecem, o futuro do vinho brasileiro parece mais promissor do que nunca.

Campanha gaúcha chama a atenção

Na fronteira com o Uruguai, a região é promissora em razão do seu clima seco e solos arenosos ideais para vinhos tintos. Destaca-se a consistência de vinificação da casta Cabernet Sauvignon na região. A Estância Paraizo foi um dos destaques mencionados por Amanda.

COMPARTILHE

Publicações Relacionadas