Jornal destaca a Integração Pecuária Sustentável e Vitivinicultura da Estância Paraizo

O caderno campo e lavoura do jornal de maior circulação do Estado do Rio Grande do Sul, Zero Hora, publicou reportagem especial sobre a pecuária sustentável dos produtores da Alianza del Pastizal. A Estância do Paraizo ilustrou na matéria a integração entre a produção pecuária e o manejo das vinhas para produção de vinhos finos. 

 

A Estância é membro da Alianza del Pastizal desde 2018. Para fazer parte da iniciativa, é necessário que pelo menos metade da propriedade seja de campo nativo. Esse projeto está presente nos 4 países por onde se estende o Bioma Pampa: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Somente no Brasil já são quase 216 mil hectares certificados, sendo que destes, mais de 158 mil são de campos nativos conservados em 290 produtores localizados em 38 municípios.

Integração

A combinação pecuária e vinhedos foi responsável pela eliminação de uso de herbicidas nos parreirais. É o rebanho bovino o responsável por evitar o crescimento excessivo de pasto nas linhas. As fezes dos animais ajudam a enriquecer o solo e garantem uvas mais robustas e saudáveis. É a adaptação do modelo Europeu de uso de ovinos nos vinhedos para realidade do Pampa.

Pássaros como bioindicadores

As aves são utilizadas para avaliação da qualidade ambiental das propriedades rurais que fazem parte da Alianza del Pastizal. No caso da Estância Paraizo o biólogo Glayson Bencke encontrou 106 espécies diferentes de pássaros sendo 43 que vivem exclusivamente em campo nativo e 3 delas ameaças de extinção.

Enoturismo no Bioma Pampa

Os visitantes podem conhecer um vinhedo localizado em uma estância tradicional de pecuária onde o Bioma Pampa, sua fauna e flora, é o protagonista. Além disso, podem degustar os vinhos de baixa intervenção produzidos pela propriedade.

COMPARTILHE

Publicações Relacionadas