Região da Campanha
Campanha
A Campanha Gaúcha é uma extensa região com 44.365Km² que faz fronteira ao sul com o Uruguai e ao oeste com a Argentina. No dia 5 de maio de 2020 a região recebeu a Indicação de Procedência (IP) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) sendo válida para vinhos finos dos tipos tintos, brancos, rosados e espumantes.
A Região da Campanha Gaúcha. Segunda maior região produtora de vinhos finos do Brasil também é a primeira Indicação de Procedência de vinhos finos fora da tradicional região produtora do país, a Serra Gaúcha.
Procedência
O selo de Indicação Geográfica serve como uma garantia de origem e qualidade para o consumidor, assegurando que o vinho por trás daquele rótulo expressa as características de tipicidade da Campanha Gaúcha. A IP determina uma série de normas no cultivo das uvas, assim como sua colheita, vinificação e envelhecimento dentro da área delimitada.
A região
A região situa-se entre os paralelos 29° e 32° Sul de latitude, a mesma faixa de outras célebres regiões como Argentina, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália. Uma zona ensolarada, com temperaturas elevadas no verão, inverno rigoroso, alta amplitude térmica e baixo volume de chuvas. Os vinhedos na Campanha Gaúcha são 100% cultivados em espaldeira para potencializar as características regionais.
A Estância Paraizo está localizada nessa região de excelência para a viticultura no Brasil, no Município de Bagé, a Rainha da Fronteira na latitude 31º10´6.00”S e longitude 53º52´25.22”O.
A cultura
A história da Estância Paraizo se confunde com a própria história da Região da Campanha Gaúcha. Nasceu das viagens dos Açorianos residentes em Rio Pardo para a atual localidade de Bagé, a Rainha da Fronteira, em busca do Gado Orelhano trazido pelos jesuítas e que havia se espalhado pelos campos do Continente de São Pedro. Na época, esta região era uma confluência do término dos limites do município de Rio Pardo, do final das missões jesuíticas e do início dos campos neutrais entre os Impérios Português e Espanhol.
Por volta de 1790 a Família Mercio estabelece seu Rancho na região que atualmente compreende parte das localidades dos municípios de Bagé, Lavras do Sul e Dom Pedrito. Fincam raízes, engajam nas lutas para formação da atual fronteira sul-brasileira com o Uruguai, conquistam sesmarias como pagamento pelo seu trabalho militar e de campo em uma região que até então era pouco habitada devido à vida rústica e ao difícil acesso devido às grandes distâncias.
Desta formação original com fortes influências portuguesas, espanholas e indígenas de pessoas que desbravam o Bioma Pampa desenvolve-se o tipo nativo do Gaúcho. Uma figura de três pátrias que desenvolve-se nas condições inóspitas dos campos sul-brasileiros, uruguaios e argentinos ao criar habilidades campeiras e de equitação que permitem a exploração do gado. A partir daí molda-se uma cultura fortemente vinculada às coisas da terra, à vida rural, às guerras e revoluções, ao gado e aos cavalos e ao manejo do Pampa.