Evento dia 25 mostra como harmonizar doces certificados de Pelotas e vinhos da Campanha
Dois dos mais famosos produtos da Fronteira Sul, os doces certificados de Pelotas e os vinhos da Campanha, pela primeira vez serão degustados em um evento de harmonização que, além de mostrar como fazer a combinação perfeita entre eles, também aproxima e valoriza a produção regional. Será nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, no Point Eventos, em Pelotas (Rua Cel. Alberto Rosa, 611 – Centro). As vagas são limitadas e o valor do ingresso é R$ 35,00. Para mais informações e compra de ingresso ligar: (53) 98411-9432.
O evento de enogastrosnomia é resultado de uma iniciativa da região que tem apoio do projeto Pelotas Turismo Cultural, do Sebrae RS, e que uniu a Associação de Produtoras de Doces de Pelotas, que produzem doces com IG – Indicação de Procedência, e a Associação de Vinhos da Campanha. O trabalho de harmonização foi coordenado pelo enólogo Maicon Farias Vieira, do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSUL). “O objetivo é valorizar e promover os doces e vinhos da região”, afirma a gestora de projetos do Sebrae Jussara Cruz Argoud. A ideia de aproximação, não apenas climática ou geográfica, mas também possibilitando o encontro de produtos, fomenta a atividade turística ao produzir harmonizações enogastronômicas entre doces tradicionais pelotenses e vinhos da Campanha.
A produção dos doces de Pelotas, inicialmente difundida pela cultura portuguesa e, posteriormente, influenciada pela cultura negra, é reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Na Campanha, a vitivinicultura está consolidada e com uma produção focada, basicamente, em vinhos finos e espumantes. Concebida pela primeira vez, a aproximação entre os dois produtos para harmonização de sabores e aromas foi feita a partir de 14 diferentes doces certificados – Panelinha, Camafeu, Queijadinha, Trouxa de Amêndoas, Fatia de Braga, Bem Casado, Broinha de Coco, Olho de Sogra, Quindim, Ninho, Amanteigado, Beijinho, Papo de Anjo e Pastel de Santa Clara.
A Associação de Vinhos da Campanha contribuiu com vinhos das associadas: Vinícola Campos de Cima, de Itaquí; Dunamis Vinhos e Vinhedos, Guatambú Estância do Vinho e Rigo Vinhedos e Olivais, de Dom Pedrito; Batalha Vinhas e Vinhos e Bueno Wines, de Candiota; Estancia Paraízo e Vinícola Peruzzo, de Bagé; Pueblo Pampeiro, de Santana do Livramento, e Bodega Sossego, de Uruguaiana. A indicação do vinho para harmonizar ficou por conta da própria vinícola, levando em conta apenas o contato feito previamente.
Clique abaixo para ler a matéria na íntegra no Site do Sebrae.